Gestão Tributária

Gestão Tributária e Gestão Contábil – Qual a diferença entre elas e qual a real utilidade para o seu Negócio?

Entenda a diferença entre Gestão Tributária e Gestão Contábil

A Gestão Tributária é o conjunto de processos de ordem administrativa, cujo objetivo é organizar e controlar todas as operações que geram obrigações tributárias.

Esta é uma definição geral para simples entendimento, tendo em vista sua prática ser muito além disso.

Ao lermos o que a doutrina caracteriza como Gestão Tributária entende-se que seria um trabalho exclusivo de contabilistas, onde os cálculos já estão estabelecidos em Lei e, principalmente, nada mais podemos fazer para melhorar nossos resultados.

E é exatamente por esse motivo que não devemos confundir Gestão Contábil com Gestão Tributária.

A Gestão Contábil é sim, exclusiva dos profissionais da contabilidade e, uma vez definida, ela estará engessada pelo período de um ano.

Porém quando falamos em Gestão Tributária estamos indo além da Contábil, devemos analisar os tipos de empresa, o porte da empresa, os regimes tributários permitidos, as apurações contábeis obrigatórias, a limitação do sócios, etc.

Quer dizer que, quando falamos em Administração de Tributos estamos nos dirigindo à quase toda a administração propriamente dita, tendo em vista termos que navegar em todas as áreas da empresa, não somente no Departamento Fiscal.

gestao-tributaria-post

Essa constatação se torna ainda mais evidente quando estamos lidando com Empresas de Pequeno e Médio Porte, a julgar pela quantidade de opções fornecidas e permitidas por Lei para apuração e recolhimento de tributos.

E este é o intuito dos nossos artigos, abrir o leque de opções que a Lei garante aos empresários, por meio do conhecimento teórico e prático destas opções, sempre trazendo as vantagens e desvantagens de cada escolha, com o objetivo de esclarecer todos os pontos que envolvem o direito tributário e a administração geral de uma empresa.

O que é Gestão Tributária e qual a finalidade para seu negócio?

Gestão Tributária é o meio pelo qual a empresa irá administrar todos os processos que envolvem os tributos e o planejamento estratégico dos Negócios.

Muitos empreendedores ignoram o conhecimento da Gestão Tributária e acabam por transferir essa responsabilidade para a sua Contabilidade, deixando de conhecer o seu próprio negócio e se descuidando de ações como: regime tributário mais adequado, enquadramento de CNAE, melhor modelo de empresa, proteção de bens pessoais e, principalmente, como precificar corretamente os serviços e ou produtos para venda.

É evidente que a contratação de uma empresa contábil é imprescindível, porém o entendimento das informações oriundas da contabilidade são tão ou mais importantes do que a própria contratação, tendo em vista que o Empreendedor é que irá administrar o negócio e não o contador.

gestao-tributaria

Por que a Gestão Tributária é tão importante?

Os impostos, taxas e contribuições que irão incidir na atividade do seu negócio são peças fundamentais na composição do preço dos produtos e serviços ofertados no mercado e como tal, irão afetar diretamente na competitividade de sua empresa.

Além disso, uma boa gestão tributária, irá diminuir os riscos de irregularidades, trazendo maior segurança na quitação de suas obrigações e consequentemente evitando fiscalizações e multas.

Para empresas de pequeno e médio porte, com a contratação da contabilidade essa rotina tributária já está previamente implantada, o que queremos transmitir através desse artigo é a necessidade de entendimento dessa rotina.

Aplicar  a Gestão Tributária dentro da sua empresa, é entender que – a localização de seu negócio, o regime tributário, o crescimento do faturamento, a forma de contratar funcionários, etc – tem impacto direto na saúde financeira da empresa. 

Por esses motivos que a Gestão Tributária é analisada antes da abertura do negócio e durante todos anos de atividade e, aplicada em etapas conforme a ocorrência do faturamento. 

Isso é o que chamamos de Planejamento Tributário para pequenas e médias empresas.

Conclusão

A Gestão Tributária de  uma empresa não é e nunca será terceirizada. Ela vai muito além de somente enviar as notas fiscais para a contabilidade e perguntar ao seu contador como estão as contas de seu negócio.

É de vital importância ter consciência que a responsabilidade da contabilidade é, somente, manusear seus documentos fiscais para cumprir com as obrigações contábeis impostas por lei e, a partir daí, começa a responsabilidade do empresário em administrar seu próprio negócio.

Esse é um dos serviços prestados pela OCJ Advocacia por meio da Assessoria Tributária, ou seja, esclarecer ao empresário os benefícios fiscais permitidos na atividade comercial exercida e auxiliá-lo na aplicação da Gestão e do Planejamento de Impostos.

Agende reunião sem compromisso e saiba mais sobre  o que a Gestão Tributária pode fazer pela sua empresa.

OCJ Advocacia Empresarial Tributária

OCJ Advocacia Tributária I Todos os Direitos Reservados 2022